Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Centro de Imagem da Santa Casa de Santos

Ultrassom, ecocardiograma, mamografia e densitometria óssea em um só lugar! 

A Santa Casa de Santos tem um Centro de Imagem que realiza exames de ecocardiograma, densitometria óssea, mamografia e ultrassonografia em um só lugar, proporcionando mais comodidade para todos os pacientes.

Em um espaço amplo e climatizado, o setor tem capacidade para realizar até 10 mil exames mensais, e atende pacientes internados, casos de urgência e emergência, além dos pacientes agendados.

Todos os resultados dos exames dos pacientes internados são visualizados pela equipe assistencial na própria unidade de internação, graças ao sistema integrado com a tecnologia PACs – Sistema de comunicação e arquivamento de imagens.

O Centro de Imagem da Santa Casa de Santos está localizado no 1º A, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, para exames agendados, e 24 horas para urgência/emergência e atendimento dos pacientes internados.

Os agendamentos podem ser feitos pelo whatsapp (13) 99741-0211, ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no setor de Agendamento (atrás do Pronto Socorro Particular). A opção de agendamento também está disponível pelo telefone (13) 32020193. Documentos necessários para agendamento:  pedido médico, guia autorizada, documento com foto e carteirinha do convênio.

Saiba mais sobre os exames realizados no Centro de Imagem:

ECOCARDIOGRAMA

O ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas por meio do som, possibilitando ao médico especialista analisar o batimento do coração e se o fluxo sanguíneo está adequado. Na Santa Casa de Santos são feitos os seguintes tipos de ecocardiograma: cardiológico e fetal. O grande diferencial é que no hospital também pode ser feito o ecocardiograma de controle pós quimioterapia com análise de strain - para avaliar especificamente a deformação do coração. O serviço também possui equipamentos portáteis para avaliação dos pacientes beira leito. 

DENSITOMETRIA ÓSSEA

O exame de densitometria óssea da Santa Casa é realizado com o equipamento Lunar Prodigy Primo, que possui tecnologia de feixe em leque e aquisição direta-digital de imagens. O recurso permite com que a saúde óssea do paciente possa ser avaliada em menos de 5 minutos. A densitometria óssea é um método de diagnóstico para a osteoporose e osteopenia, e é considerado o exame de referência para se medir a densidade mineral óssea. 

MAMOGRAFIA

Os exames de mamografias realizados no Centro de Imagem do hospital contam com a tecnologia do mamógrafo da Siemens - Mammomat Select - que oferece doses mínimas de radiação. A mamografia é um exame de imagem das mamas, obtido por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas. 

ULTRASSONOGRAFIA

A ultrassonografia, também chamada ultrasson, US ou ecografia, tem como objetivo visualizar órgãos e tecidos do corpo em tempo real e auxiliar na prevenção e diagnóstico de doenças. O Centro de Imagem da Santa Casa tem duas salas dedicadas à realização destes exames, onde são feitos os seguintes tipos de ultrassonografias:

Abdominal – Abdômen superior, abdômen total e parede abdominal;

Articulações (ombro, cotovelo, punho, tornozelo, joelho e quadril);

Biópsia e/ou punção (de fígado, mama, próstata e transretal) guiada por ultrassonografia e parecentese;

Biópsia de órgãos e estruturas;

Biópsia por agulha grossa de mama;

Craniana Transfontanela (utilizada para diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais de recém-nascidos);

Dermatológica;

Hipocôndrio Direito (utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização dos órgãos dessa região – fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas);

Mamas (necessária mamografia de no máximo 6 meses);

Morfológica;

Obstétrica (com e sem doppler, e obstétrica com perfil biofísico);

Pélvica e transvaginal;

Próstata e bolsa escrotal;

Punção aspirativa por agulha fina (PAAF) de glândulas salivares e tireoide;

Translucência Nucal;

Região Axilar;

Região Cervical;

Retroperitônio (avalia órgãos e estruturas do pâncreas, rins, adrenais e grandes vasos – aorta e a veia cava inferior);

Sublingual e Submandibular (avalia as glândulas salivares e alterações nas parótidas e submandibulares);

Tireoide;

Tórax;

Transvaginal para controle de ovulação;

Vias Urinárias.

 

 

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasasantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

 

 

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br