Estudantes de Medicina da UNILUS participam de integração

Nova turma fará internato na Santa Casa de Santos em 2024 .

No dia 15 de janeiro, a Santa Casa de Santos recebeu os estudantes do 6º ano de Medicina da UNILUS – Centro Universitário Lusíada - para reunião de integração que marca o início do ano letivo na instituição. O encontro aconteceu no Centro de Estudos e contou com a presença da coordenadora do internato do curso de medicina da UNILUS, Drª. Silvia Miguéis P. Petrarrolha. Cerca de 30 alunos participaram da atividade.

A presidente da CCQ e esposa do provedor do hospital, Srª. Eliana Lopes Feliciano, deu as boas-vindas ao grupo e esclareceu algumas dúvidas levantadas pelos estudantes.

O diretor clínico da Santa Casa, Dr. Constantino Kader Conde, apresentou aos alunos as principais normas que devem ser respeitadas durante o período de estágio e alertou sobre condutas e comportamentos que ferem o Código de Ética, como divulgação de informações contidas em prontuários, fotos de documentos e ambientes da instituição sem autorização prévia e sem conhecimento das áreas responsáveis. Dr. Constantino também alertou sobre as vestimentas adequadas para o ambiente hospitalar, chamando atenção para o bom senso dos alunos.

O médico ortopedista, Dr. Fábio Peluso, fez uma breve apresentação sobre o serviço dedicado à especialidade e onde os alunos iriam atuar.

Em seguida, o médico infectologista da Santa Casa, Dr. Sérgio Feijoó, explicou sobre o papel do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a importância da higienização das mãos em todos os momentos do atendimento e assistência.

A atividade também contou com as participações do analista de RH, Luiz Onofre, passando algumas recomendações de praxe, como postura e comportamento no ambiente hospitalar, e da Enfª. Fernanda Andrade, do Núcleo de Ensino e Pesquisa, que falou sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, algumas normas institucionais e assistenciais. Fernanda orientou que toda a programação e demais explicações seriam passadas no início efetivo das aulas.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos