Estudantes de Medicina da Unimes participam de aula inaugural do internato

Atividade marca início do ano letivo e faz parte da programação de integração dos alunos do 5º e 6º ano de Medicina que começam o período de internato na Santa Casa de Santos.

No dia 16/01, a Santa Casa de Santos realizou a aula inaugural para integração dos alunos do 5º e 6º anos do curso de Medicina da Unimes. A atividade marca o início do período de internato e faz parte da programação do ano letivo. Cerca de 200 alunos participaram da aula.

A abertura foi feita pela presidente da CCQ, Srª. Eliana Lopes Feliciano, esposa do provedor Ariovaldo Feliciano, que deu as boas-vindas ao grupo e lembrou sobre a importância de honrar a profissão que escolheram, cumprindo as regras da instituição e se comportando de forma condizente com o ambiente hospitalar.

Em seguida, o diretor clínico, Dr. Constantino Kader Conde, passou a palavra à pró-reitora acadêmica, Profª. Drª. Elaine Marcílio Santos, que desejou um ótimo internato aos estudantes.

O diretor do curso de Medicina da Unimes, Dr. Ricardo Diniz, complementou a fala da pró-reitora, agradecendo todos os gestores presentes e destacou a importância do momento, quando os alunos saem da universidade para estudar no hospital. Dr. Ricardo Diniz também lembrou sobre o respeito que deve ser praticado na unidade assistencial.

Retomando a vez de fala, Dr. Constantino Kader Conde, contou sobre a história da instituição, sua missão, visão e valores. O diretor clínico também falou sobre algumas das regras do hospital e alertou sobre condutas e comportamentos proibidos, que ferem o Código de Ética, como divulgação de informações contidas em prontuários, fotos de documentos e ambientes da instituição sem autorização prévia e sem conhecimento das áreas responsáveis. Dr. Constantino também alertou sobre as vestimentas adequadas para o ambiente hospitalar, chamando atenção para o bom senso dos alunos.

A seguir, o coordenador de internato da Unimes, Dr. Rogério Dedivitis, falou para os estudantes serem proativos e aproveitarem a oportunidade. Ele apresentou a programação do internato e orientou para que cada grupo procurasse seu respectivo preceptor ao final da apresentação.

Os médicos coordenadores das especialidades marcaram presença e fizeram a recepção dos seus respectivos grupos de estudos.

Dando sequência às palestras, o médico infectologista da Santa Casa, Dr. Sérgio Feijoó, explicou o papel do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a importância da higienização das mãos em todos os momentos. Dr. Sérgio destacou que, apesar de parecer que está falando o óbvio, infelizmente constata-se que somente 30% estão fazendo o "óbvio". Assim, ele explicou inúmeras situações que a atenção redobrada nesta questão deve ser obrigatória.

A aula inaugural também contou com as participações do analista de RH, Luiz Onofre, passando algumas recomendações de praxe, como postura e comportamento no ambiente hospitalar, e da Enfª. Fernanda Andrade, do Núcleo de Ensino e Pesquisa, que falou sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, algumas normas institucionais e assistenciais.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos