Penúltimo dia da SIPAT aborda higiene das mãos, assédio e consciência corporal

Programação tem engajado muitos colaboradores e participação expressiva do plantão noturno chama atenção.

A programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho está chegando ao fim, mas o conhecimento conquistado até o momento deve estar presente na jornada laboral e compartilhado com todos, afinal, a qualidade do trabalho em equipe faz parte da evolução em todos os aspectos.

No dia 21/3, no período da manhã, o Enfº Sérgio Félix abordou sobre a importância da higienização das mãos e explicou o papel do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Apesar do assunto parecer óbvio, infelizmente constata-se que somente 30% dos profissionais fazem o “óbvio” executando todas as etapas da técnica de lavagem das mãos. Sérgio destacou que a devida higienização das mãos, contribui para a redução dos índices de infecção hospitalar. Ele também falou sobre limpeza do ambiente de trabalho e as precauções de isolamento.

Depois foi a vez do advogado Dr. Manoel Sebastião, do Departamento Jurídico da Santa Casa, que palestrou sobre “Assédio moral e outras formas de violência”, apresentando o conteúdo embasado na Lei e promovendo uma interação entre os participantes, com perguntas e explicações dos resultados.

No período noturno, a palestra começou às 19h30, com a massoterapeuta do Setor de Medicina do Trabalho, Priscila de Araújo Pinto, que falou sobre “Consciência Corporal” e comportamentos que contribuem para a saúde física e mental. No final da palestra, Priscila promoveu um momento de ginástica laboral e ensinou técnicas de alongamento que devem ser feitas periodicamente, para prevenir lesões.

No intervalo das palestras, a representante da Science Valley, empresa de Inteligência em Pesquisa Clínica, Gabriela Prazeres, apresentou os estudos que estão em andamento no hospital e falou sobre os benefícios de participar das pesquisas. Gabriela destacou que funcionários da Santa Casa podem fazer parte dos estudos, caso se enquadrem nos pré-requisitos das pesquisas. Atualmente, a Science Valley está recrutando voluntários para pesquisas sobre menopausa, asma e varizes. Os interessados devem entrar em contato pelo whatsapp https://l1nk.dev/WhatsAppAsma ou https://l1nk.dev/WhatsAppMenopausa

O sorteio de brindes neste dia aconteceu em 2 períodos: um no final da programação da manhã e outro no final da palestra da noite. Os presentes sorteados foram oferecidos pelas empresas apoiadoras do evento.

A SIPAT 2024 é organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com apoio da Santa Casa de Santos e patrocínio das empresas parceiras: Abrescas, Toca das Flores, Recanto da Beleza, Shopping Roque, Lanchonete Santa Isabel, Trem Brownie, Neguinho do Churros, Julia da Natura, Studio Dom, Dona Rosé Bebidas, Nicole e Paulo Valejo, Loja Play Pause, Empresa Elis, Juvicol e R.A Gifts.

Esta é a 37ª comissão formada por colaboradores eleitos e indicados da Santa Casa de Santos, e tem como presidente Rodolpho Motta Clarindo; vice-presidente Thaís Silva de Macedo; 1ª secretária Raquel Tavares; e como 2º secretário, David Silva.

PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA DA SIPAT:

Dia 22/03/24 – MANHÃ

9h – “Distúrbio da comunicação em ambiente laboral” – Elaine Natacci – Fonoaudióloga;

10h – “Acidente de trabalho e seus impactos” – Flávio Silva Leite – Técnico de Segurança do Trabalho

Sorteio de brindes e encerramento.

Acompanhe as notícias do hospital pela Intranet e canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos