Visita técnica à China contribui para avanço tecnológico

Representantes da Santa Casa de Santos participaram da Feira Internacional de Equipamentos Médicos da China e conheceram fábricas de tecnologia de saúde.

No período de 22/10/23 a 03/11/23, a Santa Casa de Santos representada pelo Diretor Técnico, Dr. Alex Macedo, e pelo gerente de Engenharia Clínica, Márcio Neves, estiveram na Feira Internacional de Equipamentos Médicos da China (CMEF) e também visitaram algumas fábricas para conhecer novas tecnologias e todos os processos de produção que qualificam os produtos para garantir o melhor atendimento.

A viagem aconteceu a convite da Agile Med, empresa parceira da Santa Casa, especializada em locação de equipamentos para unidades hospitalares, incluindo UTIs e Centros Cirúrgicos.

O grupo, formado pelos representantes da Santa Casa e Agile Med, desembarcou em Hong Kong e visitou as empresas de tecnologia de saúde Mindray Ningjing e Mindray Shenzhen, o Hospital do Povo de Shenzhen, que está ampliando a capacidade de 1300 leitos para 3000 leitos, além de uma empresa de camas hospitalares em Shangai e a CMEF.

A CMEF é uma plataforma de tecnologia médica e de saúde mundial, que oferece uma exibição abrangente de avanços tecnológicos e soluções de toda a cadeia da indústria médica. A CMEF dedica-se às tendências da indústria, à inovação tecnológica e à promoção de futuras oportunidades de negócios e desenvolvimento, contribuindo para o avanço global da indústria médica.

O gerente de Engenharia Clínica da Santa Casa, Márcio Neves, falou sobre a experiência vivida no período - “Tivemos a oportunidade de ver como a China cresceu na área de equipamentos médicos hospitalares, tanto na CMEF como nas visitas às fábricas de tecnologia de saúde, mudando a visão que tínhamos até então sobre a perspectiva da evolução tecnológica deste país. Observamos de perto a solidez desta área, com fábricas extremante bem estruturadas, planejamentos de expansão e desenvolvimento extremamente sólidos, bem como toda a tecnologia e organização que envolvem os projetos, linhas de montagem, processos de validação e segurança dos equipamentos médicos hospitalares que são produzidos e distribuídos em grande escala para todo o mundo”, destacou.

Para o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Alex Macedo, “essa visita à China foi uma troca de experiências muito grande”, onde puderam ver de perto os avanços tecnológicos de ponta. “Hoje a China é o eixo tecnológico do mundo, afinal, tudo de mais moderno está saindo de lá. Realmente, eles não são mais formadores de peças para outros, mas sim os produtores da maior parte de tecnologia hospitalar do mundo. Pudemos ver isso nas fábricas e na troca de experiência com alguns colegas médicos da China, em relação à evolução de como os hospitais podem absorver esta tecnologia de uma maneira prática, fácil, barata e que reproduz a melhora da assistência do paciente”, falou.

Além do conhecimento adquirido nas visitas às empresas de tecnologia de saúde, Dr. Alex Macedo falou da percepção em relação ao país de uma forma geral. “Sem dúvida nenhuma, a viagem foi muito positiva para nós, como gestão do hospital. O país está em franca progressão de tecnologia, de engenharia, prédios antigos estão sendo substituídos pelos novos, com toda infraestrutura e qualidade de moradia. Um povo extremamente gentil e atencioso conosco, com estrangeiros. O chinês, hoje, vem com um olhar muito forte para o Brasil. Os laços comerciais entre China e Brasil hoje são muito fortes, não só na parte tecnológica hospitalar, como em vários outros produtos, surpreendendo inclusive com o interesse dos empresários chineses em aprender o português. Isso revelado pela intérprete que nos acompanhou em parte da viagem, dizendo que não tinha mais horário para dar aula, devido à grande procura de empresários chineses”, finaliza o diretor técnico.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos